A MAIS VELOZ DO MUNDO
VELOCIDADE EM TERRA
ROMPENDO FRONTEIRAS: SÓ OS VALENTES
Há um século, antes mesmo de a Bluebird de Malcolm Campbell atingir 235,22 km/h e estabelecer o primeiro recorde de velocidade em terra em Pendine Sands, em 1924, os pilotos Triumph já desafiavam os limites. Suas motocicletas estavam na vanguarda das primeiras candidatas à mais veloz do mundo, junto com o radical trecho de 11,27 km das pistas de areia congelada em Gales do Sul… as Bonneville Salt Flats da Grã-Bretanha.
Avançando para os anos do pós-guerra, em 1954 Jack Dale despiu-se ficando só de sunga, em uma tentativa de deixar sua Triumph Thunderbird ainda mais aerodinâmica nas Bonneville Salt Flats.
Image Source: Mortons Archive
1955 – O CAPETA BAIXOU EM UTAH
Johnny Allen foi um pioneiro no sentido mais literal do termo. Um homem a quem o medo do desconhecido apenas servia de incentivo para atravessar os salares de Bonneville e atingir um terço da velocidade do som.
Em setembro de 1955, o piloto amarrou-se ao Devil’s Arrow Streamliner de 4,57 m de comprimento, para registrar um recorde alucinante de 310,6 km/h na planície salgada.
Quando alguns meses depois a equipe alemã NSU Motorenwerke superou a marca, a equipe Triumph voltou a Bonneville com uma nova incumbência e um novo nome, e bateu o recorde de velocidade novamente, reconquistando o título de motocicleta mais veloz do mundo.
Image Source: Mortons Archive
Com o sucesso com que nasceu aquele que havia sido o Texas Cee-Gar, um anos depois do primeiro registro de recorde mundial Allen atingiu 345,04 km/h… uma marca que orgulhosamente ostentou por seis anos enquanto seus rivais fracassavam.
A icônica Triumph Bonneville, lançada em 1958, recebeu esse nome em homenagem à equipe Cee-Gar, cuja resistência tecnológica e humana serviria de inspiração para 38 motocicletas da Triumph que viriam a bater recordes de velocidade nacionais pela AMA e quatro recordes mundiais pela FIM.
1962 – DE STREAMLINER PARA O SUCESSO
Foi dada a largada e os anos 60, uma década que representaria o desejo do homem ir mais longe e mais rápido, chegaram.
Surgiram as viagens espaciais. O mecânico de aeronaves Joe Dudek associou o conceito de um avião-foguete X-15 a um motor aprovado T120 Bonneville para elevar o padrão em Utah.
No começo, o piloto Bill Johnson usou a máquina de Dudek para bater o recorde movido a gasolina de 329,92 km/h, mas a ousada dupla de aventureiros teve a ideia de drenar o combustível da motocicleta, trocar os jatos carburadores e a abasteceu com nitrometano.
O resultado foi um novo recorde mundial de velocidade de motocicleta, de 361,41 km/h, confirmado pelo árbitro da AMA Bus Schuller (coincidentemente ele era proprietário da Thunderbird pilotada pelo aventureiro de sunga Jack Dale). O streamliner de Dudek foi destruído em uma explosão em 1974, mas seu recorde na categoria Streamliner, Estrutura Alterada e Combustível só foi quebrado em 1992.
1966 – SEM LUGAR PARA SE ESCONDER
O recorde anterior foi batido em quase 20%, em 1966, por Bob Leppan, com apoio essencial do revolucionário em aerodinâmica Alex Tremulis. Com sua Gyronaut X-1, Leppan atingiu incríveis 394,29 km/h.
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BOB LEPPAN
“Para fazer isso você não pode ser uma pessoa normal,” disse o vendedor recordista americano da Triumph Leppan ao encarar a faixa branca de 17,7 km de extensão.
“Se você não está preparado para dar tudo de si, você não deve fazer isto. Você tem de estar um pouco além do limite.
“Quando as coisas dão certo,” lembra Leppan, “é uma ótima experiência, mas quando as coisas não vão bem, é absolutamente assustador. Na minha segunda volta, eu pensei: 'se for pra me acidentar, vou me acidentar mesmo. É isso aí!’ É claro que há medo, mas você tem que conseguir encará-lo.”
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ALEX TREMULIS
Filho de imigrantes gregos e engenheiro brilhante, com experiência em diversos fabricantes de veículos, Tremulis era um visionário.
Na Ford ele projetou o carro ‘que acreditava que estaríamos dirigindo no ano 2000’ e durante um período nas Forças Aéreas, ele desenhou as primeiras imagens especulativas sobre aeronaves em forma de disco voador, que ele achava que os alienígenas usariam para visitar a terra. Esse era o tipo de visão que Leppan precisava.
Tremulis trouxe novos e revolucionários desenhos, inclusive uma nova carenagem, um quadro em cromo e molibdênio, mecanismo de parada ativo, uma barra de rolagem, sistema extintor de incêndio e pneus Goodyear 250 mph+, tudo para melhorar as chances de sucesso - e de sobrevivência.
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FAZENDO HISTÓRIA
Em 2014 foi iniciado um novo projeto para imortalizar a Triumph como o único fabricante de motocicletas a quebrar o recorde de velocidade em terra para motos 5 vezes.
Com uma máquina totalmente nova, movida por dois foguetes de 1000 hp e carenagem aerodinâmica de fibra de carbono, uma equipe dedicada de engenheiros apaixonados e dois dos pilotos mais corajosos e mais focados do mundo, fomos ao lendário Bonneville Salt Flats e lutamos contra os elementos para buscar a conquista definitiva em esportes a motor.
CASTROL ROCKET III
O campeão da Daytona 200, Jason Di Salvo, estava na fila para pilotar a Triumph Castrol Rocket III depois do novo recorde de 2010, de 605,11 km/h – 400 mph (643,74 km/h) seria o número mágico – mas a Mãe Natureza não queria envolver-se em nada disso
Di Salvo lembrou: “Depois de passar um tempo correndo em alta velocidade no salar você fica insensível a ela. O mais interessante é quando você pega o carro alugado para voltar ao hotel e percebe que está a 160,93 km/h.”
ROCKET - UM FOGUETE PARA O FUTURO
A busca da Triumph por romper a barreira das 400 mph / 643,74 km/h continua muito viva, e o piloto do Tourist Trophy, Guy Martin, foi o mais recente aventureiro responsável, em 2016 e 2017.
Novamente as condições no salar conspiraram contra a tentativa do Triumph Infor Rocket Streamliner, com a pista debaixo da água, frustrando qualquer chance de uso de dois motores Rocket III com turbocompressor e abastecidos com metanol.
E o futuro? Confira este espaço.
VENCEDORA DE CORRIDAS. QUEBRANDO RECORDES. FAZENDO HISTÓRIA.
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