Skip to main content

TRIDENT: LENDÁRIA TRIUMPH MOVIDA AO MOTOR TRIPLO

1974 Triumph Trident

 "A Triumph Trident original estabeleceu um novo padrão de desempenho quando foi introduzido pela primeira vez em 1968, e o nome foi posteriormente reintroduzido na linha Triumph em 1990, com o renascimento da marca em Hinckley.

Projetado por Bert Hopwood e Doug Hele, a Triudent de três cilindros iniciou uma história de conquistas de potência tripla, que continua até hoje com a nova geração Tiger 900, Tiger 1200, Speed e Street Triple e a líder mundial  Rocket 3.

Lançada em 1969 sob duas marcas e nomes diferentes do grupo BSA, que possuía Triumph e BSA, a Triumph Trident e a BSA Rocket 3 eram motocicletas muito semelhantes, ambas movidas pelo triplo rico em torque, com ambas as marcas alcançando sucesso nas corridas na Europa e os EUA na década de 1970. A mais famosa dessas motocicletas para os fãs da Triumph foi a lendária 'Slippery Sam', que conquistou cinco vitórias consecutivas na TT da Ilha de Man, de 1971 a 1975."

 

 

Peter Hatfield, fã e colecionador da Triumph, dono da impressionante Triumph Trident de 1974 que você vê abaixo, nos diz o que torna essa motocicleta tão especial.

 

 

"Com uma T120R Bonneville 1968 muito boa já na minha garagem, e nenhum projeto para o inverno de 2015-2016, surgiu aquela coceira de ter uma Trident - eu já tinha sentido isso antes. Foquei minha procura no lugar onde 70% de todos as Triumphs eram exportadas: os EUA. Eu me deparei com o que parecia ser uma Trident muito arrumado e, além do mais, foi um dos últimos modelos T150 com mudança de marchas no pé direito. Disparei um e-mail para meu amigo em Illinois, Dave Fahringer, e na manhã seguinte acordei com um e-mail com as palavras: agora você possui uma Trident. "

Peter Hatfield with 1974 Triumph Trident



“Depois de muitas semanas de ansiedade, a Trident finalmente voltou ao seu local de nascimento. Uma restauração inicial com um novo escapamento restabeleceu a estética da bicicleta. No entanto, ele correu mal e os freios não freiávam. Os novos carburadores concêntricos da Amal resolveram o problema anterior, mas o último ajuste exigiu uma ação mais drástica. Não sendo um defensor da originalidade, foi montado um novo disco flutuante de 12 polegadas, juntamente com um moderno cilindro mestre Triumph, que tornou a bicicleta mais adequada ao corte e à tração das condições atuais da estrada ".

1974 Triumph Trident

“Uma revisão total da parte elétrica com fiação sob medida, cubos modernos dos interruptores Triumph e luzes diurnas completaram o trabalho. Ou era o que eu pensava. Um estrondo vindo da corrente principal foi rastreado até o cubo e embreagem gastos, pedindo uma substituição dos dois e restaurando o sistema de transmissão por um silencioso".

1974 Triumph Trident Rewire



“Com seus 58 cv, a Trident era mais rápido que a sua arqui-inimiga, a Honda CB750, e era mais eficiente. É mais do que capaz de acompanhar o tráfego hoje e pode, de fato, surpreender muitas máquinas contemporâneas. "Qual é o diferencial da Trident?” Para mim, remonta a um tempo mais simples quando você ajustava sua bicicleta com uma chave de fenda e não com um computador; a uma época em que a Trident dominava as pistas de corrida. Quem pode esquecer seu grito comovente no meio da multidão de motos? Esse é a Trident em poucas palavras - a moto tem alma. " 

1974 Triumph Trident at Bristol Show