Como fornecedora exclusiva de motores para o Campeonato Mundial de Moto2™ da FIM, a Triumph Motorcycles fornece a todas as equipes motores triplos de 765 cc ajustados para corrida, cada um deles baseado no motor líder da categoria, o Street Triple RS. Com desenvolvimentos que permitem que o motor respire mais livremente e obtenha mais aceleração, a potência de pico é superior a 140 cv (um aumento de mais de 17% em relação à moto de produção).
Reconhecendo a proximidade da competição e a profundidade de talentos que fazem parte da Moto2, a Triumph e a Dorna também disputam organizam o Triumph Triple Trophy junto com o Campeonato Mundial.
Reconhecendo as performances de destaque ao longo de cada fim de semana, os pontos são recompensados para os pilotos que estabelecem a velocidade máxima mais rápida, a pole position e a volta mais rápida da corrida.
The 2024 season marks the sixth season of Triumph powering Moto2™ as the Exclusive Engine Supplier.
During the last five years, the Triumph 765cc triple powerplant has redefined the category, with constant development seeing new lap records being broken all the time as we move the Triumph powered Moto2 machines even closer to MotoGP bikes. This makes Moto2 a more relevant feeder series than ever and helps to supercharge the next generation of MotoGP superstars.
2024 sees a shake up in the Triumph Triple Trophy as, for the first time, the winner will be chosen by the fans.
After each race, a panel representing Triumph and MotoGP will select a shortlist of three standout riders from the race weekend. Fans will then be able to vote for their favourite on the MotoGP Instagram channel.
The winner at the end of the season will receive a custom-liveried Triumph Street Triple RS,
A temporada de Moto2 de 2023 marca o início da quinta temporada da Triumph, impulsionando a Moto2 como Fornecedor Exclusivo de Motores. Durante este tempo, o motor tricilíndrico Triumph 765cc redefiniu a categoria, estabelecendo recorde de volta e ajudou a turbinar a próxima geração de estrelas do MotoGP.
Com uma série de aperfeiçoamentos feitos pela Triumph para no tricilíndrico de 765cc, em 2023 os motores agora produzem mais potência na faixa de rotações, até um limite de 14.400 rpm (400 rpm a mais que a versão anterior), para oferecer melhor desempenho e aceleração.
O aumento de potência e rotação do motor exigiu componentes do motor mais resistentes, de modo que os pistões são feitos de material de maior qualidade e as bielas, válvulas de manivela e molas são todas novas. Portas de admissão mais altas e perfis de came revisados permitem maior fluxo de mistura nas câmaras de combustão, e as taxas de compressão e pressão do cilindro foram aumentadas.
Tudo isso fornece aos pilotos mais argumentos quando se trata de linhas e habilidades de corrida, levando a mais oportunidades de ultrapassagem e corridas ainda mais emocionantes.