Skip to main content

PERSPECTIVA INTERNA DE JAMES TOSELAND: 27 DE AGOSTO DE 2019

CIRCUITO BRITÂNICO DE SILVERSTONE


 

Que diferença faz um ano! 
Obviamente, estou falando sobre o clima no Grande Prêmio da Inglaterra deste ano!
De lagos de água parada e aquaplanagem a protetores solares, temperaturas recordes no feriado prolongado e os fãs também viram algumas motocicletas pelo histórico circuito de Silverstone. 

Campistas felizes por toda parte! 

Moto 3

Com John McPhee na segunda fila do grid para o início da corrida da Moto 3, parecia que os fãs britânicos iriam se levantar cedo no domingo de manhã. 
John também não decepcionou. Outra pilotagem muito sólida, cruzando a linha de chegada no 7º lugar. 

Ele agora é o sexto no campeonato e está a apenas 40 pontos de Tony Arbolino, o atual terceiro. Uma possível chegada de com os três primeiros do campeonato? Estou com os dedos cruzados. 

Conhecendo John, ele não ficará feliz por ter ficado tão perto e não ter finalmente pisado no pódio correndo em casa, mas este ano foi muito mais forte em termos de consistência.
John agora está comprovando ser um verdadeiro candidato ao título com este nível de consistência e não apenas um piloto que corre bem em algumas das pistas do calendário da Moto 3. Espera-se que isso signifique que ele terá uma escolha de pilotagens competitivas no futuro e poderemos desfrutar de suas corridas em alta forma nos próximos anos. 

Muito bem, John, que sua melhor forma continue. 

Mais atrás, Aron Canet fez um trabalho fantástico ao manter suas esperanças de título vivas depois de ser eliminado no início da corrida, alcançando o 13º lugar. Essa pilotagem corajosa de Aron é muito importante nesse momento da temporada. 

Aron sabia que seu rival mais próximo no campeonato, Lorenzo Dalla Porta, estava no pelotão de liderança quando caiu, o que significava que Lorenzo conquistaria pontos importantes. Quando Aron voltou à corrida, foi só limitar os danos a partir daquele momento e ele assim o fez, com uma corrida brilhante. 

Foi o companheiro de equipe de Lorenzo Dalla Porta, Marcos Ramirez, que conquistou sua segunda vitória do ano com uma pilotagem impressionante. Foi a segunda vez que os dois pilotos da Leopard Honda subiram ao pódio juntos nesta temporada. 

Mencionei os dois pilotos da Leopard Honda juntos no pódio porque sinto que será uma segunda metade de temporada difícil para Aron Canet. Ele não tem um companheiro de equipe na Sterilgarda Max Racing Team e ter um companheiro de equipe para protegê-lo e tirar pontos dos principais rivais é uma grande vantagem nas últimas corridas.
 
Aron parece amar uma boa e velha briga de cotovelos nas pistas, portanto, os dois pilotos da Leopard devem ter seu plano de jogo bem ensaiado para superar o jovem valenciano. 

Com apenas 14 pontos separando Lorenzo Dalla Porta e Aron Canet no topo da tabela, está tudo aberto à medida que entram na próxima corrida em Misano! 

Moto 2

Foi mais uma corrida de recordes da incrível temporada inaugural da Triumph no campeonato da Moto 2! 

O motor Triumph 765cc superou 11 recordes de volta mais rápida nas 12 corridas que tivemos até agora nesta temporada! 

Os recordes atuais de voltas tiveram 8 anos de preparação, por isso, é incrível que a Triumph mantenha a maioria deles depois de apenas uma temporada! 

Devo dizer que a Triumph teve uma ajudinha nessa corrida em particular...

Todos os recordes das voltas ao longo das 3 categorias foram esmagados no fim de semana e isso ocorreu principalmente por Silverstone fazer um trabalho fantástico em corrigir os problemas da pista do ano passado. 

O ano passado foi um desastre para todos os envolvidos e acho que Silverstone merece uma grande salva de palmas por colocar o GP da Inglaterra de volta ao topo dos circuitos de corridas e eventos de automobilismo. 

A superfície da pista parecia perfeita e certamente ajudou a obter o 11º recorde de volta mais rápida da temporada para a Triumph!!! 

Infelizmente, mais uma vez Silverstone não foi muito gentil com o líder do campeonato Alex Marquez! 

Mesmo com toda essa adorável aderência nova, Alex queria mais e exigiu um pouco demais do pneu Dunlop dianteiro e caiu enquanto liderava a corrida. 

Mesmo com Alex fora da corrida, continuamos com uma batalha fantástica na frente. Jorge Navarro, rejuvenescido, e o piloto de fábrica da KTM, Brad Binder, pilotaram brilhantemente para chegar ao pódio, mas foi Augusto Fernandez quem conquistou uma vitória extraordinária na corrida da Moto 2.  

Essa foi a segunda vitória de Augusto na temporada, que o levou ao segundo lugar no campeonato. 

Com Alex Marquez sem marcar um ponto sequer, sua liderança no campeonato caiu para 35 pontos. 

Estarei bastante interessado em ver se Alex pode manter a calma e não jogar este campeonato fora com erros não forçados, como vimos no domingo. Alex encontrou o ritmo necessário para acelerar este ano e agora precisa controlar suas emoções à medida que as apostas ficam mais altas na segunda metade da temporada. 

O campeonato ainda está muito nas mãos de Alex Marquez para perder e tenho certeza de que, considerando o quão confortável ele se sente em sua nova máquina Triumph 765cc, ele não precisará ir além dos limites para conquistar o campeonato deste ano.  Vamos ficar de olho na próxima corrida em Misano! 

Ah, e a propósito... agora você pode comprar sua própria moto da Moto 2!!! 
A Triumph produziu uma nova Daytona Moto 2 765 Limited Edition que está à venda AGORA! 
Tive a sorte de pilotar uma e posso dizer que é uma fera! 

MotoGP

O clima estava incrível, o circuito estava incrível e, quando você poderia pensar que o GP de Silverstone da MotoGP não poderia ficar melhor... ele termina decidido na foto! 

Que corrida entre Marc Marquez e Alex Rins! 

Apenas 13 centésimos separaram esses dois incríveis pilotos depois de correr a velocidades acima de 200 mph por 40 minutos e 12 segundos! 

Não admira que Marc parecesse arrasado ao perder por uma margem tão pequena depois de tanto trabalho e foco. 

Mas foi uma jogada incrivelmente corajosa do espanhol, Alex Rins, que o afastou das mãos de seu compatriota Marc Marquez na linha de chegada.

A coragem de Alex em manter o acelerador totalmente aberto a mais de 160 mph, apesar de ter menos ângulo que Marc, fez com que ele fosse recompensado com sua segunda vitória da temporada. 

Foi uma das chegadas mais próximas da história da MotoGP e os fãs ficaram absolutamente histéricos! 
A única coisa que poderia ter extraído mais barulho da multidão de mais de 100.000 pessoas, acredito eu, seria se Alex Rins fosse Cal Crutchlow, mas, em geral, comparando ao evento da MotoGP do ano passado, foi épico!

Cal Crutchlow fez uma corrida fantástica no que parece ser uma moto muito difícil de pilotar este ano. 
Cal não parece nem um pouco confortável para fazer voltas rápidas nesta temporada, como fez na última temporada. O problema que Cal e todos os outros pilotos da Honda têm é, obviamente, Marc Marquez. Se Marc vence corridas com o conjunto que a HRC desenvolve para a temporada atual, você pode imaginar que a HRC não vai alterá-la demais para atender a outros pilotos que não se dão tão bem assim com tal conjunto. 

Isso basicamente significa que, se Marc ama o conjunto que tem e está ganhando, é melhor você rezar para que isso funcione também para o seu estilo de pilotagem, porque não vai mudar muito durante o ano. 

Outra grande pilotagem foi a de Franco Morbidelli, que igualou seu melhor resultado no MotoGP em 5º lugar.

Valentino teve um fim de semana muito forte, classificando-se em 2º e cruzando a linha de chegada em 4º. Ele disse que finalmente teve alguns acréscimos positivos em sua Yamaha, e tenho certeza que sua torcida espera que ele quite dividendos na próxima vez em Misano.

O companheiro de equipe de Valentino, Maverick Vinales, conquistou o último lugar do pódio e, juntamente com Alex Rins e Marc Marquez, completaram o pódio espanhol; 1-2-3.  Na verdade, houve uma vitória espanhola no Moto 3, uma vitória espanhola na Moto 2 e todos os três lugares no pódio ocupados por espanhóis na MotoGP - que dia fantástico para a Espanha! 

Parabéns a todos e a cada um deles. Eles proporcionaram algumas das melhores corridas que vimos o ano todo.
Antes de terminar, devo dizer que Andrea Dovizioso está à frente no ‘Prêmio do piloto que mais abandona corridas’!  Quão azarado é esse cara?!? 

É uma pena para Andrea e Fabio Quartararo, que foram pegos por um pneu traseiro frio, saindo da primeira curva, o que fez com que ele e Andrea não tivessem para onde ir. 

Com Andrea sem marcar pontos, a liderança de Marc é de 78 pontos com 7 corridas restantes. 

Isso dá a Marc Marquez uma vantagem de 3 corridas sem pontuar nas 7 corridas finais sem perder a liderança. 

Acho que Marc já está com uma mão no troféu, mas mesmo assim, as corridas desta temporada nas três categorias têm sido fenomenais e tenho certeza de que permanecerão assim até a última volta em Valência (ainda que nossos campeões sejam decididos um pouco mais cedo do que gostaríamos).

Vamos fazer tudo isso de novo semana que vem em Misano!! 
Tudo de bom. 
JT.

 

 

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades sobre as atividades da Triumph Motorcycles – inclusive dos avanços do Moto2™. Siga nossos canais nas redes sociais.