Skip to main content

VISÃO INTERNA DE JAMES TOSELAND: 19 DE MARÇO DE 2019 

CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOSAIL: CATAR 


Estamos a menos de uma semana da corrida inaugural da Moto2 apoiada pela Triumph e mal posso esperar para assisti-la!
Mais uma vez, o Catar sedia a primeira corrida dos campeonatos da MotoGP, Moto2 e Moto3. Desde a primeira corrida de Moto2 A espera acabou e o maior espetáculo do mundo está de volta às nossas telas! 

Enquanto seguramos a ansiedade para a próxima corrida na Argentina, acabamos de vivenciar a emocionante primeira corrida da temporada 2019 da MotoGP e ela não decepcionou! 

Vamos começar pela Moto3. No papel, parecia que era a corrida de Aron Canet depois de um ritmo alucinante na sexta e no sábado, mas foi o jovem piloto japonês Kaito Toba que conquistou a primeira vitória da Moto3 em 2019. Dalla Porta teve uma estreia muito boa, terminando em 2º, e Aron completou o pódio em 3º. Sinto que este ano terá outro campeonato emocionante e há pelo menos 6 possíveis vencedores de corridas no grid. 

MOTO2

A corrida inaugural de motores da Triumph foi espetacular! Para mim, uma das melhores coisas sobre a mudança de motores este ano é o som das motos! Nove pilotos estavam abaixo do recorde de volta mais rápida no treino classificatório e a corrida seguiu assim com Lorenzo Baldassarri defendendo uma grande volta de Thomas Luthi depois do sua difícil fase na MotoGP da temporada passada. 

Duas grandes corridas que proporcionaram pontos aos estreantes Fabio Di Giannantonio e ao campeão da Moto3, Jorge Martin, nos dias 11 e 15. Não foi o começo que Jake Dixon estava buscando, mas tenho certeza que ele aprenderá rápido e ganhará alguns pontos em breve. É tão bom ver Sam Lowes de volta à grande forma! Os últimos anos têm sido difíceis para Sam, mas parece que ele se apaixonou pelo motor Triumph e está confortável e feliz com uma equipe profissional que pode ajudá-lo a obter os resultados que sabemos que ele é capaz de conseguir. 

MOTOGP

Uma cópia de carbono de 2018! O Catar proporcionou outra corrida emocionante disputada até a linha de chegada. 
Acredito que os adversários esperavam que a recuperação de Marc Marquez da sua operação do ombro levasse um pouco mais de tempo! Mas não era para ser! A formiga voadora deve ter trabalhado muito para conseguir que o seu ombro se fortalecesse para poder pilotar como de costume. Sabia que uma ou duas voltas não seriam um problema, mas 45 minutos nesse ritmo demonstrou uma resistência excelente após uma operação desse tipo. Meu chapéu vai para o seu cirurgião, a equipe de reabilitação e a determinação de Marc.

Que retorno do nosso Cal Crutchlow! Ele teve um grande trauma no tornozelo e posso dizer, após falar com ele, que ele estava muito preocupado com isso logo após a operação. Senti um grande orgulho e alívio em vê-lo novamente onde ele merece estar! Dovi, por sua vez, mais uma vez aparenta estar calmo e concentrado. Será que neste ano ele vai conseguir deixar de cometer 3 ou 4 erros e colocar uma verdadeira pressão em Marc o tempo todo em Valência? A moto certamente com certeza capaz de ser a melhor do mundo. 

Por fim, mas definitivamente não menos importante! E que tal Valentino Rossi?!? 14º ao 5º! Ele é incrível. Veja a posição de largada e chegada de todos os outros pilotos. Geralmente, não há grandes diferenças entre as posições no grid de largada e de chegada dos pilotos da MotoGP. 

Isso ocorre por uma razão... o talento deles é tão próximo que os pilotos terminam na mesma posição do grid de largada, porque nesse nível os motociclistas raramente cometem erros. Então, Valentino ultrapassar nove dos melhores pilotos do mundo (com 40 anos, vale lembrar) é impressionante! 

Os fãs do motociclismo com certeza adorarão esta temporada! 

Depois de todas as três categorias terem sido decididas por menos de 0,1 segundo no Catar, o próximo destino da MotoGP é a Argentina, no circuito Rio Hondo, em 31 de março!

O tempo total de corrida da Moto2 com os motores Triumph no Catar foi 18 segundos mais rápido do que o anterior e a pista na Argentina também deve ser adequada à potência e ao torque extras, especialmente nas rápidas curvas três e quatro entrando na longa reta e em curvas mais apertadas, como a um e a cinco.

Foram as condições meteorológicas mistas no ano passado, com um Jack Miller muito solitário na categoria da MotoGP à frente do grid, sem que seus colegas pudessem começar perto dele depois de todo o grid decidir mudar para pneus slick! Não acho que Miller terá essa vantagem neste ano! Quem sabe?! Os britânicos normalmente também se saem bem por lá! 

Os fãs do motociclismo com certeza adorarão esta temporada!

Aproveitem!

JT.

 

 

 

 

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades sobre as atividades da Triumph Motorcycles – inclusive dos avanços do Moto2™. Siga nossos canais nas redes sociais.