Skip to main content

PERSPECTIVA INTERNA DE JAMES TOSELAND: 8 DE MAIO DE 2019

CIRCUITO DA ESPANHA DE JEREZ-ANGEL NIETO


À medida que a MotoGP voltou a uma de suas etapas mais tradicionais, os pilotos espanhóis brigaram pela atenção de seu público cativo. Porém, por volta da hora do almoço, ficou evidente que os italianos não planejavam facilitar para que a Espanha tivesse um herói no fim do dia.

Moto3. 

Não houve pilotos espanhóis no pódio de Jerez na Moto3 neste ano. Na verdade, é necessário voltar dois anos para encontrar um piloto espanhol que venceu em Jerez, quando Aron Canet conquistou a vitória na categoria leve em 2017. Isso tudo dito, se você apenas ouvisse o barulho ensurdecedor após a chegada de Niccolò Antonelli e Tatsuki Suzuki, nos 1º e 2º lugares respectivamente, não diria que a vitória da Moto3 não foi para um piloto da casa. A razão para isso é que faz 15 anos que o grande Marco Simoncelli conquistou seu primeiro Grand Prix, e esta foi a primeira vitória da Simoncelli Team na Moto3. Os torcedores são uma das coisas mais sensacionais do motociclismo. 

No último domingo, o público espanhol mostrou ao mundo o quão forte é a comunidade do motociclismo, sem levar em conta a nacionalidade. Foi uma vitória muito emocionante para a equipe, que ficou ainda mais especial por conta do público espanhol. Sua vitória deixa Niccolò Antonelli a apenas um ponto do líder do campeonato Aron Canet. 

Portanto, Itália um, Espanha zero. Mas o público da casa merece um piloto espanhol liderando o campeonato! 

Rumo a Le Mans! 

Moto 2. 

Há um piloto que tem sido excelente até agora na Moto2 desta temporada: Lorenzo Baldassarri! Ele venceu três de quatro corridas até agora e parece que está adorando seu novo motor Triumph. 

Houve uma grande batida no início da corrida, na qual Remy Gardner perdeu o controle e saiu na primeira curva, levando Alex Marquez e alguns outros. Isso exigiu um reinício que teve, bem rapidamente, os dois pilotos da Sito Pons batalhando à frente com um veloz Jorge Navarro se aproximando. Uma ou duas voltas a mais poderiam ser suficientes para Jorge alcançar Lorenzo, mas a bandeira quadriculada salvou o jovem italiano para que ele conquistasse outra fantástica vitória. 

Com Thomas Luthi terminando na 4ª posição em Jerez, Lorenzo agora possui uma vantagem de 17 pontos no campeonato. Nesta temporada, os recordes estão sendo superados a cada corrida  com os motores da Triumph e Lorenzo parece estar quebrando a maioria deles até agora. Ser tão consistente quando tantos pilotos fazem voltas com diferença de um segundo para o outro é bem surpreendente. 

Lorenzo conquistará a quarta vitória em Le Mans?

Motogp. 

A última curva de Jerez não foi tão épica e polêmica quanto estamos acostumados, mas Marc Marquez demonstrou sua classe em habilidade, foco, consistência e ritmo que esmagaram a confiança dos oponentes. O que mais me impressionou foi a consistência dos tempos de volta de Marc ao longo da corrida no domingo.   A maioria das voltas ficavam entre 1’38,3s e 1’38,4s, e em mais de 16 delas, o piloto correu menos de 0,5 segundo acima desses tempos, o que é incrível. O circuito de Jerez tem 2.751 milhas, com 13 curvas. Marc estava fazendo voltas de 1 minuto e 38 segundos. Correr essa distância com uma máquina com mais de 250bhp, em velocidades de mais de 180mph, de forma consistente dentro de 0,5 segundo, por 40 minutos, demonstra porque ele é líder do campeonato da MotoGP e o número um do mundo.

Alex Rins teve outra pilotagem excelente a bordo da Suzuki e Maverick Vinales finalmente conseguiu levar sua Yamaha até o fim para conquistar o último lugar do pódio, que até então só tinha espanhóis. Valentino Rossi fez outra corrida sensacional, batalhando desde o 16º lugar até o 6º, mas sua Yamaha ainda aparenta estar um pouco abaixo em comparação à Honda e à Ducati. A Ducati não vence em Jerez há 13 anos, por isso, tenho certeza que Andrea Dovizioso não ficará decepcionado com seu 4º lugar. 

Para mim, além de Marc Marquez, a estrela do espetáculo foi Fabio Quartararo. Ele superou o recorde de pole position de Marquez como o piloto mais novo na história da MotoGP e esteve muito bem para conquistar o seu primeiro pódio antes de seu seletor de marchas quebrar. Muita má sorte para o jovem francês, mas tenho certeza que ele teria escolhido que acontecesse em Jerez em vez da próxima corrida! 

Somente nove pontos separam os quatro primeiros pilotos após as quatro primeiras corridas, mas a sensação é de que Marc pode perder a qualquer momento. 

Há muito o que esperar para a próxima corrida em Le Mans! 

JT.

 

 

 

 

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades sobre as atividades da Triumph Motorcycles – inclusive dos avanços do Moto2™. Siga nossos canais nas redes sociais.