Skip to main content

Perspectiva Interna de James Toseland: 20 de maio de 2019

Circuit de Barcelona – Catalunya


Olá a todos!
Estou escrevendo este blog de um lindo apartamento rústico de Napoli! A sra. T (sra. M) e eu viemos à Itália para passarmos férias viajando na estrada e nossa escolha de transporte foi uma Triumph Speed Twin! Fique sentado na recepção ansioso esperando pela chegada da moto e estamos muito animados para cair na estrada! Nos próximos 10 dias, exploraremos a Costa Amalfitana o máximo possível! Deixarei vocês por dentro do que acontecer no próximo blog!

Moto 3.

Foi uma longa espera para a equipe Leopard retornar ao topo com a brilhante primeira vitória do jovem espanhol Marcos Ramirez. 

Com doze pilotos não conseguindo terminar a corrida, quase metade do grid bateu em uma corrida repleta de ação. E seriam 13, mas John McPhee milagrosamente conseguiu seguir na moto! Ele com certeza está na frente no prêmio de melhor escapada de um acidente do ano! 

Com vários dos principais competidores do campeonato abandonando a corrida, a consistência de Aron Canet até agora nesta temporada fez com que sua liderança aumentasse para 23 pontos. Com 12 vencedores diferentes nas últimas 12 corridas da Moto 3, a confiabilidade será fundamental para levar o campeonato deste ano. Infelizmente para as equipes e os patrocinadores, a consistência não está no vocabulário da maioria dos jovens com menos de 20 anos. É nesse ponto que pilotos ligeiramente mais experientes como Aron Canet podem se beneficiar. 

A próxima rodada será em uma das minhas pistas favoritas, Assen! Ela nunca decepciona em proporcionar uma das melhores corridas na história! Mais de 10 pilotos podem estar no pelotão de liderança, portanto, ser consistente exigirá foco máximo! 

Moto 2.

Que hat-trick de Alex Marquez! Não sei o que ele está tomando no café da manhã neste ano, mas certamente está funcionando! 

Está evidente que ele está amando seu novo motor 765 da Triumph nesta temporada. O torque extra da Triumph fez com que os pilotos tivessem que encontrar uma maneira de pilotar ligeiramente diferente da motocicleta em comparação à Honda e Alex claramente encontrou o ponto certo. Diferentes motocicletas, níveis de potência, pesos e chassis são todos fatores que exigem uma abordagem de pilotagem diferente para correr o mais rápido possível. A altura e o peso do piloto também têm uma enorme influência nisso. Quanto mais pesado é o piloto, mais lento acelerará e, portanto, precisará acelerar mais cedo e forte do que seus oponentes mais leves. Isso aumenta o risco de projeção do piloto (highside) e também desgasta os pneus mais rapidamente, o que faz com que a consistência ao longo de uma corrida seja muito mais difícil. Se você é um piloto mais alto, precisará ser bastante flexível para manter-se em uma posição baixa na motocicleta. Quanto mais alto o corpo do piloto, mais difícil é mudar de direção rapidamente. 

A física por trás das motocicletas de corrida é fascinante. A posição do peso (moto e piloto), se movendo em alta velocidade enquanto batalha contra forças G, como a centrífuga, é a razão da alta exigência física das corridas de motos. 
Alex Marquez não teve todos esses ingredientes de forma consistente com o motor Honda na Moto2, mas o motor 765 da Triumph proporcionou a ele o que faltava e parece ser um casamento perfeito entre moto e piloto. 

Será difícil batê-lo em Assen com a enorme confiança que ele possui agora, mas tenho certeza que os outros não facilitarão para ele. 

Moto GP. 

Não se preocupe se os textos da Moto2 e da MotoGP do meu blog pareçam um deja vu! Culpe os irmãos Marquez por isso! Ha! É um período incrível para a família Marquez, e merecidamente. 

Marc teve uma pequena ajuda do seu colega de equipe na Catalunha, mas isso não quer dizer que ele não ganharia mesmo assim. Fiquei muito empolgado em ver Jorge Lorenzo em grande forma, ainda que tenha sido apenas por algumas voltas. Espero verdadeiramente que Jorge conecte-se com sua Honda, pois Marc e Lorenzo brigando à frente em uma corrida da MotoGP será um espetáculo sensacional. Foi possível ver que Jorge não se contentaria com menos que um pódio correndo em casa, e sua linguagem corporal na moto falou por si. 

Marc Marquez ultrapassou Andrea Dovizioso na curva 9 e Jorge estava logo atrás, usando Marc como referência para frenagens. Infelizmente, usar outro piloto como referência para frear enquanto tenta ultrapassá-lo faz com que a manobra de ultrapassagem tenha um risco altíssimo em função do quão tarde é necessário frear para completar a ultrapassagem. A última coisa que Jorge queria era levar Andrea Dovizioso, Maverick Vinales e Valentino Rossi para fora da corrida por um erro, mas, infelizmente, foi o que aconteceu e isso teve um efeito negativo inevitável na corrida. 

Espero que esse seja um ponto de virada para Jorge e ele possa retomar a grande forma. Não há muitos pilotos no grid da Moto GP que podem desafiar Marc Marquez ao longo de uma corrida, e Jorge é um deles. 

Foi uma pole position brilhante e uma chegada no pódio inédita para o empolgante estreante, Fabio Quartararo! Marc não tira o chapéu para qualquer um, e foi exatamente esse gesto que ele fez ao jovem francês quando cruzaram a linha de chegada. O francês pode ser um dos raros pilotos a desafiar Marc ao longo de uma corrida e fazer isso em uma Yamaha, que ainda não parece ser um conjunto completo, realmente é muito impressionante. É empolgante vê-lo pilotar e está claro que trata-se de uma grande adição ao campeonato da MotoGP. 

Com a maioria dos principais concorrentes ao título caindo na pista, a liderança de Marc aumentou massivamente agora para 37 pontos. 

Porém, Assen sempre é uma corrida disputada e os jovens pilotos terão que trabalhar ainda mais duro para colocar o máximo de pilotos entre eles e Marc para reduzir a diferença. 

Mal posso esperar para ver a ação da próxima corrida!! 
JT. 

 

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades sobre as atividades da Triumph Motorcycles – inclusive dos avanços do Moto2™. Siga nossos canais nas redes sociais.