Skip to main content

PERSPECTIVA INTERNA DE JAMES TOSELAND: 8 DE AGOSTO DE 2019

CIRCUITO CHECO DO AUTOMOTODROMO BRNO


A pausa do verão terminou e a MotoGP está de volta! 
Brno era um dos meu circuitos favoritos e, quando assisto a toda a ação de casa, ainda sinto inveja vendo os garotos voando nesse fantástico circuito na República Checa. 

Moto 3

Para mim, a corrida da Moto 3 foi o destaque do dia. Ela nunca decepciona em proporcionar corridas incrivelmente acirradas até a bandeira quadriculada. 

Foi um início assustador para John McPhee e todos que vieram atrás no grid e tentaram evitá-lo. Ele teve um problema com o acionamento do controle de largada e o problema elétrico decidiu ativar sua restrição de velocidade no pit lane assim que o piloto largou. Esse limite de velocidade é de 60kph. Isso deixou John e todos atrás dele em uma situação muito perigosa. John qualificou-se na primeira fila do grid, portanto, os pilotos mais atrás se aproximaram com uma diferença de velocidade de cerca de 80mph. Felizmente, apenas um piloto colidiu com ele e ambos terminaram sem graves ferimentos. 
Após o início caótico, a corrida ficou fantástica. 

Tony Arbolino parece ser um nome constante no pódio, ultimamente. Ele amadureceu bastante nesta temporada e, após seu 3º lugar, agora figura em 4º no campeonato. 

Está virando uma corrida de dois competidores nessa fase da temporada. Aron Canet e Lorenzo Dalla Porta vêm trocando a liderança do campeonato ao longo da temporada. Aron saiu à frente no circuito checo e agora conta com uma vantagem de 3 pontos sobre Lorenzo no topo da classificação. Um deslize de um dos dois pilotos e Niccolo Antonelli e Tony Arbolino voltarão direto para a briga, e não teremos que esperar muito para o próximo capítulo, que será já no próximo fim de semana, na Áustria! 

Moto 2

9 de 10: esta é a nota que daria a esta corrida da Moto 2 na República Checa. 
A dedução fica por conta da facilidade com que Alex Marquez pareceu ter conquistado sua 5ª vitória na temporada e 9 de 10 representa quantos recordes de volta mais rápida foram superados pelo motor Moto 2 da Triumph nas 10 primeiras corridas da temporada! 

Há muita ondulação no circuito de Brno e o torque do motor de 765cc impulsionou muito forte essas motos nas montanhas. Uma volta de 2 minutos e 1 segundo nessa pista foi um tempo muito competitivo da Super Bike apenas alguns anos atrás! 

Também houve duas pilotagens fantásticas de estreantes no domingo. Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini conquistaram seus primeiros pódios da Moto 2. 

Houve um erro inesperado do postulante ao título Thomas Luthi. Sua saída da corrida significa que Alex Marquez agora possui uma liderança de 33 pontos no campeonato. 

Será que os garotos conseguem diminuir essa diferença no próximo fim de semana no circuito de Red Bull Ring?!

MotoGP

Não sei o que a Mamãe Marquez está dando para seus filhos neste ano, mas parece estar funcionando! Marc qualificou-se 2,5 segundos mais rápido que o segundo lugar!!!!! Foi a 58ª pole position de Marc! Igualando o recorde de Mick Doohan! Foi sua 50ª vitória na categoria principal! Isso fez com que ele igualasse o célebre Mike (The Bike) Hailwood! 

Ele é, agora, um dos 4 pilotos a atingir 50 vitórias na categoria principal! Ele tem apenas 26 anos!! Ah, e agora ele precisa pedir desculpas aos seus chefes da Honda pelo ritmo muito forte quando seus tempos são muito rápidos!! Não consigo falar sobre o quão impressionantes são esses dados quando se está em uma categoria com tamanha concorrência!! 

Nem a potência das Ducatis de Andrea Dovizioso e Jack Miller puderam dominá-lo. Andrea e Jack não ficaram muito atrás, mas Marc parece ter todo o controle do seu ritmo. É muito difícil imaginar como alguém pode pará-lo daqui em diante. Ele agora conta com uma liderança com 63 pontos de vantagem e parece muito provável que ele leve seu 6º título da MotoGP em 7 anos! Isso faria dele 8 vezes campeão mundial em todas as categorias! 

Ele quebrará mais recordes na Áustria no próximo fim de semana?! Como vimos nos últimos anos, é um dos maiores desafios da Honda. As lentas curvas combinadas com longas retas estão a favor das Ducatis, mas na forma atual, vai saber!

Mal posso esperar!!
JT.

 

FIQUE POR DENTRO

Receba as novidades sobre as atividades da Triumph Motorcycles – inclusive dos avanços do Moto2™. Siga nossos canais nas redes sociais.