ESTILO ADVENTURE REDEFINIDO
‘Qualquer motocicleta pode ser aventureira se você for valente o suficiente.’ A rainha da pilotagem adventure clássica contemporânea, Hanna Johansson, relata sua vida sobre duas rodas e sobre o que move sua constante busca por aventura.
Foi minha mãe que me apresentou ao motociclismo. Ela também pilotava desde seus 20 anos, e me comprou minha primeira motocicleta quando eu tinha 17. Quando criança as fotos dela sobre uma motocicleta em Bali, no fim dos anos 80, não saíam da minha cabeça. Tenho certeza de que elas são o motivo de eu pilotar, hoje, e de minha alma aventureira. Meu pai e meu irmão mais novo só conseguiram tirar suas habilitações anos depois de mim e de minha mãe. Ainda que não o confessem, sei que nós os inspiramos.
Por ter muita experiência na pilotagem internacional e aventureira, mal podíamos esperar para perguntar à Hanna sobre seus rituais de preparo antes de grandes jornadas adventure. Eis sua resposta:
Os preparativos são quase tão prazerosos quanto a viagem em si. A expectativa é muito envolvente, e minha cabeça parece que fica a mil! A primeira coisa que sempre faço é buscar recomendações. Ao longo dos anos, aprendi que nada melhor do que uma indicação. Perfis de viagem do Instagram, blogues e revistas são muito úteis para encontrar aqueles momentos singulares para a vida. Gravo a localização de tudo no Google Maps, desde os mirantes na estrada até locais para se comer, beber e repousar. A partir disso, tento encontrar roteiros entre todas aquelas localizações gravadas no mapa, daqueles que desafiam a mim e à motocicleta. Planejar o roteiro é importante, mas sem dúvida sou defensora do planejamento que permite a espontaneidade. Algumas de minhas melhores experiências na estrada ocorreram de improviso. Pilotar é uma questão de sentir a estrada e a motocicleta, de estar imerso na pilotagem e focado no que vem depois da próxima curva.
Minhas principais dicas de preparo para uma grande viagem:
1. A aventura é SUA. Ouça os relatos dos outros, mas mais importante é ouvir a si mesmo.
2. Leve trajes próprios para diferentes condições climáticas. Não é legal pilotar com pés molhados ou mãos geladas.
3. Muitas vezes é mais conveniente observar o tempo estimado para o trajeto do que a real distância. Percorrer vias que passam por cidadelas e vilarejos pode levar mais tempo do que usar uma autoestrada.
4. Planeje o descanso. Às vezes, reservo 2 ou 3 noites em um lugar para recarregar a energia de meu corpo e minha mente.
5. Em uma aventura, o primeiro passo sempre é o mais difícil. Então dê, pois vale MUITO a pena!
Sempre me perguntam qual é o primeiro lugar em minha lista de futuras aventuras, e essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder! Tenho tantos sonhos… Minha próxima viagem será para a Suíça, depois vou para as Ilhas Feroe e Islândia. Esses destinos estavam em minha lista por muito tempo, e é uma sensação muito boa poder, finalmente, concretizar esse sonho. E também quero muito ir à América do Sul. E pilotar na Ásia. E percorrer o sul dos EUA. Quanto tempo você tem para falarmos disso?
A comunidade feminina do motociclismo está crescendo globalmente. Por isso, perguntamos a Hanna como ela está ajudando mulheres jovens na busca de seus sonhos e a mergulhar de cabeça no mundo sobre duas rodas.
Espero que as jovens e mulheres do mundo todo vejam que pilotar uma motocicleta é muito mais do que o cheiro de gasolina e de terra: é uma experiência profunda e espiritual, também. Pilotar minha motocicleta me dá controle total, e estar sozinha, com meu capacete, é o melhor lugar do mundo. Ali, ninguém me incomoda: é o meu mundo, e eu o amo. Esse sentimento poderoso e inspirador é algo que levo comigo também quando não estou pilotando. Acho que pilotar me ajudou no autoconhecimento, e me tornou uma pessoa mais independente e feliz. Pilotar é liberdade, e é para todos.
Se você quer entrar para o motociclismo, meu melhor conselho é: procure uma boa motoescola, onde você se sinta à vontade com os professores. Aprenda a pilotar com segurança, do seu jeito, com o tipo de motocicleta que lhe agrada. No seu tempo. Todos somos diferentes, e os instrutores têm muita experiência. Isso lançará as bases de seu estilo de pilotagem e lhe dará, por fim, a segurança para aproveitar ao máximo a sua pilotagem. Se você não tem certeza de que pilotar uma motocicleta seja uma boa ideia, agende uma aula e tente. Se não gostar, você perdeu apenas uma hora. Agora você já sabe. Mas se gostar, descobrirá uma vida nova, totalmente diferente!
A pergunta que mais ouço, nas redes sociais, feita por pilotos do mundo todo, é: qual é a sua motocicleta preferida? Ela é quase tão difícil de responder quanto "Qual é o seu país preferido?". Mas, se tiver que escolher, será a Speed Twin ou a Scrambler 1200 XC. Juro que, com essas duas motocicletas, não houve um passeio sequer que não me fez sorrir. Me sinto tão confiante e livre com elas… Meu lema de motoqueira é esse: se eu não der umas 5 voltas nela quando estaciono a motocicleta, só para ver como ela é bonita, antes de me afastar dela, então não é a motocicleta certa pra mim.