TE-1 PREMIADA A MELHOR MOTOCICLETA ELÉTRICA DO ANO
O protótipo TE-1 da Triumph Motorcycles ganhou o prêmio de "moto elétrica do ano" no GQ Car Awards de 2023.
Paul Henderson, um dos jurados: "Com uma aceleração de 0-100 km/h de 3,6 segundos, uma velocidade máxima de 220 km/h, uma autonomia de 160 km e um carregamento de 80% em 20 minutos, o primeiro protótipo totalmente elétrico da Triumph superou todas as expectativas para estabelecer novos padrões no setor. A Triumph diz que não tem planos de colocar o TE-1 em produção, mas os avanços tecnológicos, o desenvolvimento da bateria e inovações eletrônicas estarão presentes no EV de produção da próxima geração da marca britânica de motocicletas. Em outras palavras, o melhor ainda está por vir."
Steve Sargent, Chief Product Officer, "Estamos muito orgulhosos por ter nossos esforços no desenvolvimento de uma motocicleta elétrica emocionante e de alto desempenho reconhecida no GQ Car Awards. Existem grandes desafios em trazer motocicletas elétricas para o mercado de massa, mas o TE-1 é um passo crucial para o desenvolvimento e compreensão da tecnologia de veículos elétricos da Triumph."
A moto é o resultado de uma colaboração única entre Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG na Universidade de Warwick – e financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles através da Innovate UK. Ele foi criado para servir como uma ferramenta educacional para permitir que a Triumph pesquise possíveis futuras motocicletas elétricas. O TE-1 passou por quatro fases em seu desenvolvimento de dois anos, chegando à conclusão em julho de 2022.
Com uma resposta do acelerador e entrega de torque projetado diretamente de uma Speed Triple 1200 RS, os testes em pista e as avaliações dinâmicas dos pilotos, demonstraram que o protótipo TE-1 oferece um elevado nível de condução que corresponde às atuais motocicletas esportivas de três cilindros de combustão interna da Triumph.
O piloto campeão da Daytona 200, Brandon Paasch, participou da fase final de testes, tanto na avaliação de desempenho do motor quanto na configuração final do protótipo por meio de testes em pista. “A resposta do acelerador no TE-1 é incrível, tem muito torque e, quando você toca no acelerador pela primeira vez, é uma potência instantânea, o que obviamente é o que eu amo como piloto – gosto de ter essa resposta imediata com um super torque, então para mim foi uma experiência incrível”, disse Brandon. “Acelerei essa coisa de zero a 100% e é incrivelmente rápida, puxa como um louco.”