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PROJETO TRIUMPH TE-1

DESENVOLVENDO MOTOCICLETAS ELÉTRICAS COM TECNOLOGIA BRITÂNICA

FASE -3 PREVELAÇÃO DE PROTÓTIPO

Project Triumph TE1 - Prototype electric motorcycle sketches

 

 

A colaboração única entre Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG na Universidade de Warwick, financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles através da Innovate UK, foi estabelecida para criar desenvolvimentos inovadores na engenharia especializada em motocicletas elétricas e no design inovador de tecnologia integrada. 

 

 

 

 

FASE DE PROJETO 3 CONCLUÍDA

A fase 3 do projeto TE-1 chegou agora à sua conclusão, com a montagem final do protótipo de demonstração. Integrando pela primeira vez todas as inovações mais recentes e finais dos fluxos de trabalho dos parceiros do projeto, o protótipo de demonstração apresenta:

- Triumph: chassi final, incluindo quadro, subquadro traseiro, cockpit, painéis e rodas, sistema de transmissão final, incluindo transmissão e acionamento por correia de carbono Gates, sistema eletrônico, garfos de cartucho USD Öhlins, exclusiva unidade de suspensão traseira protótipo Öhlins, pinças monobloco Brembo M50 e software de controle de motocicletas Triumph

- Williams Advanced Engineering: iteração final do protótipo do conjunto de bateria WAE com conjunto de células dedicado para um centro de gravidade ideal, unidade de controle do veículo, conversor CC/CC, resfriamento integrado, porta de carregamento e tampas em carbono

- Grupo motopropulsor integrado: Grupo motopropulsor protótipo final com inversor integrado escalonável e motor combinado com tecnologia de comutação de carbeto de silício e refrigeração integrada

- WMG, University of Warwick: simulação final de teste pré-eletrificação, com todos os resultados indicando que o projeto está alinhado com o fornecimento do desempenho e durabilidade pretendidos 

Os principais sucessos desta fase incluem resultados de testes que excedem as referências atuais e as metas definidas pelo UK Automotive Council para 2025, fornecendo uma plataforma com grande potencial para desenvolvimento futuro do desempenho da motocicleta elétrica.

O objetivo geral do projeto TE-1 está focado no desenvolvimento da funcionalidades de motocicleta elétrica, para fornecer dados para a oferta futura de motocicletas elétricas da Triumph, impulsionando a inovação, funcionalidade e nova propriedade intelectual, ampliando a credibilidade e o perfil da indústria e do design britânicos.

 

 

     
       
PROJETO TRIUMPH TE-1
REVELAÇÃO DE PROTÓTIPO

 

 

O Triumph TE-1 iniciou a fase 3 com a fabricação bem-sucedida de uma motocicleta mula, incorporando pela primeira vez bateria, inversor, motor e quadro em uma máquina. Usando esta plataforma, todos os parceiros de projeto trabalharam colaborativamente para otimizar a integração do software pelos sistemas complexos, envolvendo centenas de testes detalhados para assegurar a funcionalidade de todos os recursos e aspectos de software da forma precisa e intuitiva, como é esperado pelos clientes. Isso foi validade em trabalho de simulação da vida real, realizado no WMG, envolvendo testes de bancada detalhados do grupo motopropulsor e simulações para avaliar os itens críticos de segurança relacionados ao funcionamento do motor e controle veicular. Também foram conduzidos testes de durabilidade da transmissão primária, para assegurar o pleno entendimento das diferenças da aplicação de carga ao motor elétrico para os casos de uso veicular, eficiência e consequências para a vida das engrenagens. Juntamente com este trabalho, o design do quadro, liderado pela Triumph, focou no fornecimento da intenção de estilo o mais próximo possível da fase 2. A fase 3 do projeto está concluída agora, com o protótipo para demonstração TE-1 completamente montado, cujas fotografias estão sendo reveladas pela primeira vez hoje. 

Steve Sargent, Diretor de Produtos da Triumph disse “Durante a fase 3 focamos em construir a base física do primeiro protótipo de motocicleta elétrica da Triumph. Estou satisfeito com o resultado dos esforços da Triumph e dos parceiros do TE-1 na criação de uma motocicleta de demonstração que não é apenas desejável visualmente com o nítido DNA Triumph, mas também equipada com um impressionante e emocionante novíssimo propulsor elétrico com imenso potencial para o futuro. Estou ansioso para prosseguir no desenvolvimento deste veículo de demonstração pela fase 4 e usar nosso conhecimento e capacidade, reunindo toda a tecnologia de ponta dos nossos parceiros para um resultado final que irá orientar a estratégia elétrica da Triumph ao futuro. A nossa experiência nos conta que neste estágio de projeto nada substitui a pilotagem genuína da motocicleta, para o desenvolvimento da dirigibilidade, manobrabilidade e personalidade. Temos metas ambiciosas em fornecer uma experiência de pilotagem que seja nova e empolgante mas, certamente intuitiva e familiar. Estou muito ansioso pela minha primeira oportunidade de pilotar o protótipo pronto.”

 

Após a conclusão da Fase 2 do programa, em março de 2021, que forneceu uma bateria totalmente testada em bancada, a Williams Advanced Engineering concluiu o trabalho na Fase 3, que continha alguns gateways críticos para o projeto.

Além de suportar várias soluções de hardware e software, integrando especificamente o software de controle de motocicletas da Triumph para funcionar em harmonia com o controlador da WAE e o sistema de gestão de bateria, a equipe melhorou a integração das soluções mecânicas e elétricas; otimizando o leiaute da bateria para balanceamento de massa e posicionamento no quadro.

Agora a motocicleta de demonstração está sendo submetida à validação e calibração final do nível da bateria para garantir que os resultados de desempenho atendem aos objetivos de potência e densidade energética de melhor da classe e para o piloto, garantindo que não existe qualquer compromisso no desempenho a baixos níveis de carga.

“Após um longo período de testes, estamos entusiasmados por ver finalmente os resultados do nosso trabalho numa motocicleta física. Ao trabalhar com a equipe da Triumph, continuamos a ultrapassar os limites da tecnologia da bateria, tendo sempre o piloto em mente”, afirmou Dyrr Ardash, Chefe de Parcerias Estratégicas, Williams Advanced Engineering “porque concebemos a bateria do zero, o design não foi comprometido e conseguimos ultrapassar os limites da tecnologia atual, oferecendo tanto desempenho quanto a importantíssima autonomia”.

 

É com enorme satisfação que concluímos a nossa parte neste projeto e fornecemos o que pretendemos alcançar, que é um motor e inversor escalonável e ultra-altamente integrado, sem cabos de fase, barramentos ou circuitos de refrigeração separados. Para a aplicação TE-1, o motor atinge densidades de potência máxima e contínua de 13 kW/kg e 9 kW/kg, respectivamente, 60% mais altas do que os novos objetivos do cronograma da APC Technology para 2025. Tudo isto foi alcançado utilizando materiais e processos compatíveis com a produção automotiva de volume e, acima de tudo, utilizando uma plataforma de motor escalonável em comprimento.

“O conceito de inversor, que também é escalonável através da afinação do número de estágios de potência de carbeto de silício para motores de diferentes diâmetros, realmente tem proporcionado um bom desempenho. A unidade TE-1 tem capacidade > 500 kW! Isto nos dá a oportunidade de otimizar esta plataforma para a produção.

A unidade com integração de motor e inversor agora na motocicleta proporciona o desempenho pretendido e a eficiência do ciclo que concebemos, modelamos e simulamos anteriormente. Estamos muito ansiosos pelo feedback dos testes a nível de motocicleta e pelos benefícios da nossa alta eficiência em autonomia.

“Temos muito orgulho em tomar parte essencial deste projeto empolgante, que tem sido um marco para as motocicletas elétricas e a indústria britânica.” Andrew Cross, Diretor Técnico na Integral Powertrain Ltd.

 

“O WMG tem trabalhado em estreita colaboração com a Triumph para apoiar o desenvolvimento da unidade de controle de motocicletas através de um processo de avaliação abrangente em tempo real, utilizando duas bancadas físicas personalizadas. Foi criado e integrado um modelo de motocicleta físico 3D com a primeira bancada para permitir a avaliação e o aperfeiçoamento da unidade de controle em cenários de condução reais, assegurando o seu bom comportamento muito antes da integração na motocicleta protótipo inicial. A segunda bancada foi utilizada para apoiar o Triumph na avaliação do desempenho energético e de potência de toda a transmissão de força, bem como na confirmação da sua durabilidade. Também nos concentramos na investigação e desenvolvimento de controle a outros níveis, incluindo o controle de tração avançado e as melhores estratégias de combinação para a frenagem. Os resultados do modelamento, simulação e controle do sistema de energia, especialmente em estudos de caso reais com motocicletas elétricas, obtidos através deste projeto TE-1 foram utilizados para desenvolver materiais didáticos sobre sistemas de energia, tecnologias de hibridização e eletrificação em programas educativos do WMG.” Truong Quang Dinh, Professor Associado de Gestão e Controle de Sistemas de Energia no WMG, University of Warwick.

“O WMG também tem ajudado a Triumph a compreender as oportunidades e as implicações mais amplas da eletrificação para os seus negócios. Isto incluiu a investigação das oportunidades para redes elétricas de carregamento de veículos de duas rodas, a necessidade de reciclagem doméstica de motocicletas elétricas, a necessidade de desenvolver cadeias de fornecimento de baterias locais e a direção que a Triumph terá de tomar para garantir que possa conceber, desenvolver, fabricar e distribuir veículos elétricos de duas rodas no futuro. As conclusões destes estudos também fornecem orientação aos governos nacionais e locais, especificamente em áreas onde a intervenção política pode apoiar a adoção de motocicletas elétricas. 

Em muitos estudos realizados pelo WMG, modelos personalizados baseados em computador desenvolvidos na universidade (como o UniWarp, software próprio da universidade) têm sido fundamentais para compreender a melhor direção ou possível ação necessária para diferentes cenários. Esta abordagem permitiu ao WMG quantificar o impacto ambiental das motocicletas elétricas e definiu métodos através dos quais isto pode ser melhorado com novas funcionalidades do veículo, do dimensionamento do sistema do veículo ou de novas colaborações externas.” Jim Hooper, Engenheiro Chefe de Projetos de Veículos Elétricos no WMG, University of Warwick.

 
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FASE DE PROJETO 4 A INICIAR

 

Com a conclusão do protótipo para demonstração, agora poderá iniciar a fase de teste com eletrificação plena do projeto TE-1 (fase 4). Pelos próximos 6 meses o protótipo para demonstração passará por um extenso programa de testes eletrificados, nas instalações de ponta da Triumph, englobando:

 

Teste de rodagem em estrada – avaliação funcional básica, incluindo:
- Calibração do acelerador
- Mapeamento de desempenho do grupo motopropulsor
- Potência e torque de saída
- Avaliação de autonomia e consumo da bateria
- Desenvolvimento do modo de condução
- Validação da funcionalidade do software
- Otimização térmica

Teste em pista – englobando a avaliação dinâmica do piloto, incluindo:
- Dirigibilidade
- Aceleração
- Frenagem e estratégia de regeneração de frenagem
- Controle de tração
- Controle de empinamento da roda dianteira 

O programa de testes foi desenvolvido para fornecer direcionamento para os ajustes finais e calibração do protótipo para demonstração.


CONCLUSÃO DA FASE 4: Meados de 2022

Quando da conclusão da fase de testes eletrificados, estimada para meados de 2022, o protótipo de demonstração serão atualizado com os seus painéis de carenagem e esquema de pintura finais, como preparação para demonstração ativa em pista e envolvimento da mídia. Neste momento serão publicados os resultados completos do projeto, incluindo as especificações finais e resultados de teste, bem como os vislumbres e principais fatos sobre o atingimento das metas de projeto TE-1 quanto à inovação e definição de novos padrões para o setor motociclístico em geral, incluindo a autonomia e desempenho finais da bateria. Isso será suportado por uma oportunidade para que a mídia fale com a equipe, veja o protótipo em ação e ouça os pilotos de teste do desenvolvimento.

“Tem sido muito empolgante ver os progressos feitos durante a fase 3 do projeto Triumph TE 1, com a motocicleta protótipo final entrando nos testes da vida real. Todos envolvidos na Triumph estão orgulhosos em ser parte desta cooperação britânica. Pessoalmente, estou muito feliz com os resultados que já atingimos com nossos parceiros e a empolgante perspectiva do futuro elétrico em potencial.” disse Nick Bloor, CEO da Triumph. “Estamos ansiosos para prosseguir no trabalho ambicioso e inovador com o protótipo para demonstração TE-1 pela fase de testes eletrificados e compartilhar os resultados com os fãs da Triumph por todo o mundo.”