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PROJETO TRIUMPH TE-1

DESENVOLVENDO MOTOCICLETAS ELÉTRICAS COM TECNOLOGIA BRITÂNICA

FASE 2 - PROTÓTIPO DO MOTOR

Project Triumph TE1 - Prototype electric motorcycle sketches

 

 

Com a emocionante revelação do inovador motor e bateria elétricos avançados e os primeiros esboços do estilo do Protótipo do Projeto TE-1 final, a Fase 2 desta marcante colaboração dividida em quatro fases de projeto e engenharia britânicos chega a uma bem-sucedida conclusão. 

 

 

Cumprindo os objetivos anunciados no início do projeto TE-1 em maio de 2019, com foco no desenvolvimento de tecnologia especializada em motocicletas elétricas e soluções integradas inovadoras, esta colaboração única entre a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain Ltd e a WMG na Universidade of Warwick, financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles, já atingiu resultados significativos.

Incluindo a inovação no projeto da bateria e do motor, os resultados de desempenho do teste inicial excedem em muito os parâmetros de referência atuais e as metas da indústria. Desenvolvimentos em desempenho, eficiência e alcance estão possibilitando que o Projeto TE-1 cumpra integralmente os objetivos da parceria a fim de aumentar a credibilidade e o perfil da indústria britânica, fornecendo contribuições significativas para a futura estratégia de motocicletas elétricas da Triumph.

Anúncio da conclusão da Fase 2 - com a revelação do protótipo da bateria e do motor, dos resultados iniciais de desempenho em alto nível e dos primeiros desenhos de conceito do projeto para a motocicleta Protótipo do Projeto TE-1, que será criada no fim da próxima fase.

As principais realizações do projeto até o momento incluem resultados de testes que mostram uma inovação significativa em massa, tecnologia de bateria e desempenho do motor superiores à meta definida pelo Automotive Council do Reino Unido para 2025, cumprindo os ambiciosos objetivos do projeto de fornecer inovação genuína para um novo padrão de desempenho de motocicletas elétricas plenamente utilizáveis.

O Projeto TE-1 é uma colaboração única entre quatro líderes acadêmicos e da indústria do Reino Unido - 
a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering, a Divisão de e-Drive da Integral Powertrain Ltd.
e a WMG, na Universidade de Warwick 

O objetivo deste projeto de dois anos tem como foco o desenvolvimento de funcionalidades de motocicletas elétricas  - fornecer uma contribuição para a oferta futura de motocicletas elétricas da Triumph, impulsionando a inovação, a capacidade e a nova propriedade intelectual, fortalecendo a credibilidade e o perfil de projetos e da indústria no Reino Unido.

O Projeto TE-1 é financiado pelo Office for Zero Emission Vehicles (OZEV) do Governo do Reino Unido e fornecido por meio da Innovate UK

 
 

 

 

“Este importante projeto fornecerá uma das bases para a nossa estratégia de motocicleta elétrica do futuro, focada em entregar o que os pilotos desejam da sua Triumph; o equilíbrio perfeito entre desempenho, manuseio e usabilidade no mundo real, com a personalidade genuína da Triumph.”

 

“A conclusão da Fase 2 e os promissores resultados atingidos até o momento fornecem uma visão empolgante do potencial futuro elétrico e demonstram o talento e a inovação desta colaboração britânica única. Sem dúvida, o resultado deste projeto terá um papel significativo nos nossos esforços futuros para atender à ambição e ao desejo dos nossos clientes de reduzir seu impacto ambiental e para um transporte mais sustentável.” disse Nick Bloor, CEO da Triumph.

 

 

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PROJETO TE-1 - RESULTADOS DA FASE 2: Protótipo de bateria e motor

 

 

 

WILLIAMS ADVANCED ENGINEERING (WAE)

Com base nas especificações acordadas, identificamos a tecnologia de célula e a arquitetura de bateria apropriadas para atingir os objetivos de desempenho. Usando isso como estrutura, otimizamos o layout do módulo de bateria para equilibrar a massa e o posicionamento dentro do chassi do protótipo, levando em consideração o centro de gravidade, o espaço e a relação com o motor e a abordagem de carga.
Além do layout do módulo, também desenvolvemos uma unidade de controle do veículo nova e exclusiva que é integrada ao conjunto da bateria para minimizar o peso e o acondicionamento. Paralelamente, a WAE também criou um software de gerenciamento da bateria inovador para assegurar que a alimentação seja fornecida para o desempenho da bateria. 
O resultado da Fase 2 para WAE inclui uma bateria com funcionamento inteiramente testado e resultados de desempenho que excedem quaisquer outros no mercado em termos de potência e densidade de energia. 

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar neste projeto, trabalhando para fornecer tecnologia de bateria e sistemas de controle de última geração. No cenário de hoje, a maior parte da tecnologia de motocicletas elétricas oferece um desempenho comprometido em baixos níveis de carga da bateria. Usando uma solução leve e compacta, fomos capazes de proporcionar ao piloto o desempenho máximo o tempo todo (independentemente da carga da bateria) e um alcance líder da categoria. Nos concentramos em expandir os limites para reduzir a massa e otimizar a posição da estrutura para beneficiar o manuseio. Também ampliamos os limites de desempenho da bateria, equilibrando o design para aceleração e alcance, com simulações modeladas em pilotagem de pista. Em outras palavras, a mais agressiva possível”, disse Dyrr Ardash, Gerente Sênior Comercial da Williams Advanced Engineering. “A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia existente, fornecendo ao piloto mais potência por mais tempo. A WAE também projetou e desenvolveu uma unidade de controle eletrônico desde o início, combinando o sistema de gerenciamento de bateria com as funções de controle da moto em um conjunto. Isso é inédito neste mercado, beneficiando o acondicionamento e a integração, ao passo que otimiza o desempenho e o alcance.”

 
 

 

DIVISÃO E-DRIVE DA INTEGRAL POWERTRAIN LTD. 

Nossa experiência em projetos e fabricação de motores e inversores de última geração nos ajudou a impulsionar essa tecnologia para o próximo nível para o Projeto TE-1. Na Fase 1, trabalhamos para integrar o motor e o inversor normalmente separados em um conjunto único e compacto. A integração reduz a massa e o volume do motor, reduzindo caixas adicionais no veículo, recursos de montagem, tubulação de resfriamento e conexões pesadas de alta tensão.
O inovador conceito de integração também é inteiramente escalonável, sendo possível aumentar o número de estágios de potência para motores de maior diâmetro e maior torque, por exemplo. Em combinação com nossa tecnologia de motor de última geração, já observamos resultados muito empolgantes, com o motor atingindo uma densidade de potência duas vezes maior que a meta estabelecida pelo Automotive Council do Reino Unido para 2025. 
Também implementamos uma tecnologia avançada de interruptor de carboneto de silício no inversor, o que reduz as perdas no inversor e resulta em eficiência do motor, entrega de potência e alcance maiores. No fim da Fase 2, estamos orgulhosos de ter construído um novo motor protótipo plenamente operacional que foi testado quanto ao funcionamento e está cumprindo todos os aspectos de desempenho.

“Um dos fatores mais influentes no desempenho e manuseio de uma motocicleta é a massa, portanto, na Integral Powertrain, nos concentramos muito em fazer uma mudança radical no projeto do motor e do inversor, removendo pesados cabos de alta tensão, por exemplo. Isso proporciona um produto significativamente mais compacto e leve do que qualquer outro atualmente disponível no mercado. O motor produz 130kW ou quase 180 cavalos de potência, mas pesa apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena fração da massa dos tradicionais motores de combustão interna.” disse Andrew Cross, Chief Technical Officer da Integral Powertrain Ltd. “A tecnologia do interruptor de carboneto de silício em nosso novo inversor integrado escalonável ajudará a estabelecer novos padrões em termos de eficiência de motocicletas elétricas; a aplicação desta tecnologia significa um peso geral mais leve com desempenho e alcance significativamente maiores. Paralelamente, temos um foco muito forte no projeto para a atividade de fabricação e montagem, de modo que todo esse alto desempenho do motor e do inversor possa ser oferecido de maneira econômica. Em última análise, este realmente será um motor líder da indústria que ajudará a moldar o futuro da mobilidade elétrica. Com o TE-1, estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto de referência para a indústria britânica.”

 
 
 

 

 WMG, NA UNIVERSIDADE DE WARWICK

Na WMG, trabalhamos em estreita colaboração com todos os parceiros do TE-1 durante as Fases 1 e 2 para desenvolver modelos representativos a fim de simular os sistemas da moto, incluindo bateria, motor e controle do veículo. Inicialmente, isso permitiu que validássemos as especificações em relação à seleção de componentes pretendida, avaliando critérios de desempenho, como alcance e velocidade máxima com os modelos iniciais. Isso possibilitou que a Triumph desenvolvesse o software em um estágio inicial, antes que o hardware fosse construído, com programas de testes completos para assegurar que os testes reais sejam os mais aprimorados possíveis. Mais recentemente, temos conduzido testes com equipamento de motor usando o motor protótipo IPT para assegurar que nossas simulações sejam precisas e confirmar que o motor funciona dentro do sistema conforme pretendido. Também fornecemos orientações à Triumph em relação à legislação futura, à infraestrutura de carregamento e às estratégias de reciclagem que precisarão ser implementadas em futuras plataformas de motocicletas elétricas.

“Nossa criação de modelos iniciais de simulação computacional no início da Fase 1 foi fundamental para assegurar que a escolha do componente fosse apropriada para cumprir as metas de desempenho definidas pelos parceiros para o Protótipo TE-1. Demos continuidade a esse trabalho na Fase 2 do projeto, refinando os modelos em um nível muito mais complexo a fim de possibilitar que nós e os parceiros imitemos outros componentes da moto, como freios, aceleração, iluminação e outros sistemas e imitemos a pilotagem do mundo real para fornecer oportunidades de desenvolvimento antes que os componentes fossem inteiramente projetados. Além disso, criamos uma plataforma física conectada a todas as unidades de controle com o objetivo de implementar um programa de testes de validação de projeto para assegurar que a função de cada parte estivesse dentro da faixa permitida.” disse Truong Quang Dinh, Professor Assistente de Gestão de Energia e Sistemas de Controle da WMG, Universidade de Warwick.

 

 

TRIUMPH MOTORCYCLES

Ao longo da Fase 2, a Triumph desenvolveu um software de controle de veículo inédito e avançado que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta intuitiva do acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as dimensões que um cliente esperaria de uma motocicleta Triumph de alto desempenho. Além disso, integramos a este software estratégias de segurança funcional líderes, além de dar suporte à WMG em testes de equipamentos e também desenvolver inteiramente o novo visor de instrumentos protótipo. Paralelamente a este trabalho com o sistema elétrico e de controle, projetamos um chassi protótipo inédito, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, que foram otimizados junto com os conjuntos de bateria e motor, que serão posteriormente desenvolvidos na Fase 3 para o Protótipo TE-1, o que será usado como uma plataforma de mula de teste na Fase 4. Durante o desenvolvimento do chassi, levamos em consideração o design da transmissão e o estilo final do Protótipo TE-1, cujos desenhos temos o prazer de revelar pela primeira vez hoje.

Steve Sargent, Chief Product Officer da Triumph, disse: “O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feedback importante dos clientes sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma motocicleta elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem, alcance, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e os controles da moto. Levando todo esse feedback em consideração, começamos o projeto do chassi, focando em reunir tudo no Protótipo TE-1 de uma forma que forneça uma experiência de pilotagem empolgante e nova, mas que no fim das contas seja familiar. Começamos a definir a interação do motor e da bateria por meio do uso de refinamento de software para fornecer uma entrega de potência e resposta do acelerador arrebatadores, que proporcionam grande controle e são intuitivos para o piloto. De modo geral, com o estilo, queríamos criar algo que fosse novo e empolgante, mas uma evolução natural da marca Triumph. Algo desejável por si só, com o distinto DNA da Triumph, e definitivamente não algo que seja diferente apenas para ser diferente. Unindo tudo isso com os parceiros, estamos entusiasmados em ver o progresso de um veículo de demonstração tão empolgante, que incorpora a tecnologia de ponta necessária para direcionar a estratégia para o roteiro futuro das motocicletas elétricas da Triumph. A equipe está orgulhosa por liderar um projeto tão inovador, forte e dinâmico com um grupo fantástico de parceiros que devem estabelecer a engenharia e o design britânicos na vanguarda dos futuros projetos de 2 rodas”.